31.3.06

quem é?

decoro

jorge sampaio vir falar sobre os emigrantes portugueses expulsos do canadá é ainda mais ridículo que a viagem do ministro dos negócios estrangeiros a otava.

30.3.06

contador de histórias

assisti ontem a uma sessão de um contador de histórias. histórias que recuperam o nosso imaginário infantil e no fundo são marcas estruturantes da nossa cultura sendo, ao mesmo tempo, universais. num tempo em que nos alheamos cada vez mais dessas pontes com o que é antigo dei por mim a pensar não só na versão do meu pai do sindbad, o marinheiro, mas sobretudo nas suas próprias estórias pessoais de quem andou, em miúdo, por moçambique e pela europa... por alguma razão não achou que fosse importante passar essas experiências, que agora sei que constituem a coluna vertebral daquilo a que podemos chamar uma marca indelével de "genealogia cultural". a próxima vez que estiver com ele não se safa: vai ter que desbobinar as estórias todas mesmo aquelas que acha que deve censurar!
ivan dias

gossip

em oeiras há opositores dentro da governação. sangue novo anda a encostar companheiros de sempre do independente isaltino. consta que o dito sangue novo não vem da mão do autarca. ai que aquilo está para rebentar.

porque hoje é quinta

esta tarde vem cá o ivan. falei dele aqui. um amigo que nasceu no primeiro cruzamento da escola superior mas que cresce a cada hora. confiança é a palavra de ordem, o segredo que afinal sustenta sempre o que de mais forte temos na vida. convidei-o a escrever. esperem pelo texto daqui a pouco.

geopolítica


a geopolítica comparada. a última visita de sampaio como presidente da república foi a timor-leste. tony blair, primeiro-ministro inglês, está hoje em jacarta, na indonésia. a popularidade é invejável. aqui estão alunas de braço no ar, todas a querer colocar a próxima questão. aliados sim, mas com visões tão diferentes do futuro.

29.3.06

edificante


o primeiro-ministro de portugal decidiu brincar com um assunto sério. a propósito das críticas da oposição ao encerramento da maternidade de elvas e o risco de haver 300 partos a acontecer em espanha, sócrates declarou: "faz-me lembrar o outro do partido sexy, tragam as espanholas, tragam as espanholas". quando um debate corre menos bem, não há nada como um sound byte.

recomendável

luis osório. bem melhor na pele de entrevistador do que na de comentador político. da meia noite à uma vale a pena ouvir o rádio clube português.

28.3.06

presente


um olhar do fotógrafo residente a partir do palácio de cristal, no porto.

princípio

é inquietante cruzarmo-nos com pessoas para quem o negócio é o fim último da sua existência. quando morrem levam tudo com elas. valha-nos isso.

um mês

uns comemoram anos de existência. pois aqui o bode expiatório faz apenas um mês hoje, mas cá fica a data vincada nos corredores da história.

27.3.06

xadrez

o nome do novo procurador-geral da república vai permitir olhar para o tabuleiro de xadrez das conversas secretas entre cavaco e sócrates e perceber quem começou o jogo, isto é, quem joga com as peças brancas e a quem cabe defender as pretas.

pergunta do dia

as taxas de ocupação das principais salas de teatro portuguesas serão superiores ou inferiores às dos novos estádios de futebol?

só imagem

26.3.06

moralidade

tudo o que o estado faça no sentido de fiscalizar o desemprego fraudulento não é, ao contrário do que diz a voz da ponta esquerda, um ataque aos desfavorecidos. ao apertar as regras no prazo do subsídio para jovens até aos 30 anos, sócrates pode até estar a perder algum sentido de protecção social mas promove algo que bem mais falta nos anda a fazer: moralidade social.

cds

quem quiser apresentar uma moção no próximo congresso do cds-pp tem de ser candidato à liderança. que belo sentido democrático tem o eurodeputado que conduz o partido. no conselho nacional deu empate técnico, na sociedade deve dar um lindo resultado nas próximas sondagens. cá estaremos para ver se sim ou não.

24.3.06

relativo


ia aqui lavrar um protesto contra o péssimo tempo com que a primavera nos brinda, mas depois cruzei-me com esta foto e com a seguinte legenda: "criança palestiniana esconde-se e observa operação armada do exército". que lindo dia está em portugal.

23.3.06

masoquismo

o povo que tem como principal hobby a corrupção (seja a do funcionário da câmara, do polícia ou do examinador de condução) já escolheu: maria josé morgado, segundo uma sondagem do correio da manhã, é o nome eleito para procurador(a)-geral da república. ò povo masoquista, não vês que assim estás a decretar o fim da tua existência, do teu modo de vida, do “portuguese way of life”. a corrupção corre-nos nas veias, está inscrita no nosso adn, faz mexer este país. por que raio devemos acabar com ela?

carlos lima

convidado

porque hoje é quinta-feira, cá estará um convidado. esta semana vem cá o carlos lima. um amigo dos tempos da escola superior. um jornalista de profissão, mas acima de tudo um repórter por vocação. justiça é com ele. podem lê-lo no diário de notícias ou aqui.

eta

o terrorismo tem agora voz de mulher. a moncloa usa prudência. mas o que ouviu o mundo? uma frágil voz feminina que apela aos direitos dos cidadãos bascos. o cessar-fogo foi anunciado, mas o que ontem de verdade aconteceu foi o início de um caminho novo de comunicação. a eta quer humanizar-se. na primeira acção, custe o que custar, tiveram vinte valores. cuidado. a comunicação é uma arma massiva.

vitória

nem só de chuva se fez a noite.

22.3.06

antagonismo


o actual líder do psd é um político profissional. ali ao lado está morais sarmento, um homem que desafia as regras da política (será que a política tem regras). o que estes dois homens vêem no psd é exactamente o mesmo. o que querem que o partido seja é diametralmente oposto. no presente estão assim: um em pé, o outro sentado. no futuro só haverá cadeira para um.

21.3.06

poesia

à pergunta habitual: "por que é que escreve?", a resposta do poeta será sempre a mais curta: "para viver melhor." - saint-john perse*

saint-john perse, pseudónimo de alexis leger (31 de maio de 1887, pointe-à-pitre, guadalupe - giens, frança, 20 de setembro de 1975) foi um poeta e diplomata francês. esteve entre 1916 e 1921 colocado na china, tendo aí escrito o seu livro anabase, publicado em 1924. reside nos estados unidos da américa entre 1940 e 1957. ganhou o prémio nobel da literatura em 1960.

corda vocal

morreu uma voz. estranha forma de sentir falta de alguém cujo rosto quase não vimos. dos fins de tarde na nova ao sonho inaugural da televisão privada, quando se perde uma voz, desaparece bem mais que um ser humano.

fogo


antes cortar que arder. este pode bem ser o pensamento do ministro antónio costa a quem deixo as seguintes questões: estão fechados os contratos para os aviões que vão combater os fogos no verão? a tal dívida russa? ou os canadair? no meio de tanto silêncio as almas inquietam-se.

20.3.06

a casa - quarta


mais um olhar do carlos mendes pereira sobre a casa da música, a caminho do primeiro aniversário.

barca velha

está a dias de ser anunciada a 15ª edição do mítico barca velha. os entendidos acreditam que será do ano 1997 e que o preço de lançamento deverá rondar os 50 euros. dede 1953 este néctar só foi produzido em 14 anos. um belo investimento.

sinais

a direita elegeu pela primeira vez um presidente da república da sua área política (não digo ideológica de propósito). o partido mais sereno em portugal neste momento é o ps. sinais do tempo.

19.3.06

coragem

o fim de 13 dos 18 governos civis portugueses, pré-agendado para a próxima quinta-feira, é um sinal (para além de muitas outras coisas) de que, critique-se o que se criticar, portugal tem um primeiro-ministro corajoso.

contraditório

há fragilidades que porventura são a nossa maior força.

17.3.06

a casa - terceira


o ponto forte deste olhar do carlos é a janela da sala dois da casa da música, naquela que o fotógrafo considera ser a parte mais proeminente do edifício. trata-se da terceira fotografia da série por ocasião do primeiro ano da casa. neste plano a arquitectura permite à objectiva jogos de volumes e linhas. ou seja, figuras geométricas obtidas fotograficamente.

psd

o psd vai hoje e amanhã discutir se elege ou não directamente o seu líder. e para isso decidiu convocar um congresso. não sei se alguém o propõe ou não, mas por que será que estas mudanças nos estatutos não podem fazer-se com um referendo aos militantes? de facto é fácil dizer que o país precisa de modernidade quando dentro de casa os políticos ainda se regem por métodos caros e, sobretudo, ancestrais.

16.3.06

botellón


jovens espanhóis estão a convocar por e-mail, de forma espontânea, uma manifestação particular para este fim-de-semana: um monumental “botellón”, que é como quem diz beber até cair redondo. o fenómeno preocupa pais e governantes. a mim, cheira-me a desistência. dos jovens, claro. antes uma sorbonne em cacos, como os franceses têm demonstrado.

miguel marujo

15.3.06

o convidado

amanhã vem cá o miguel marujo. quem é? é um jornalista de mão cheia. intelectualmente acima da média. um perito nos blogues que me deu a honra de aceitar o convite para a estreia dos meus convidados. já tive com ele as minhas desavenças pessoais e profissionais, mas amanhã cá estará ele a provar que na vida, a espuma é uma imagem que parte, o respeito uma marca que fica. bem vindo miguel.

a peça

onde vem o fim das horas? longe? que assim seja, porque a vida está a começar e é bom que ela se sinta assim em começos renovados, em sonhos vividos, em segredos escondidos. porque cada peça que o mundo nos coloca na mão foi conquistada e é nossa, mesmo que em momento incerto não saibamos o que fazer dela (da peça e nunca da vida).

a casa - segunda


evidenciar a relação da casa com a rotunda e o espaço de luz que criou numa zona antes vazia. eis o que quis o fotógrafo carlos mendes pereira. o olhar da lente captou o destaque da luz na enorme janela do grande auditorio. esta é também das poucas vistas possiveis do terraço ja que de mais perto é impossivel captá-lo.

life

is there a correct way to live life? if there is, keep it very far away from me. why? because i deserve to live it by my own rules and my own feelings. there is no other way than this to those who really deserve happiness.

14.3.06

biografia

fui desafiado. busquei. aceitei. o próximo grande desafio da minha vida: vou escrever a biografia de alguém a quem portugal não chegou na dimensão humana e profissional. como não chega também nas próprias, as biografias. esta tarde andei nas livrarias em busca de algumas e dei-me conta da pobreza que reina nas prateleiras nacionais. como dizia o outro: "www dot...".

natália


auto-retrato

espáduas brancas palpitantes:
asas no exílio dum corpo.
os braços calhas cintilantes
para o comboio da alma.
e os olhos emigrantes
no navio da pálpebra
encalhado em renúncia ou cobardia.
por vezes fêmea. por vezes monja.
conforme a noite. conforme o dia.
molusco. esponja
embebida num filtro de magia.
aranha de ouro
presa na teia dos seus ardis.
e aos pés um coração de louça
quebrado em jogos infantis.

13.3.06

opa

revolução ou emigração. este espírito quotidiano há-de ter estado no pensamento de cada português, nem que por uma só ocasião. somos o povo mais pessimista da europa comunitária e a verdade é que nada o português sentirá de mais justificado do que isso. não vale a pena ir buscar frio inspirador na finlândia porque no calor mexicano a bancarrota de há cinco anos já lá vai e a economia cresce a dez por cento. aqui estamos nas três décimas. será que os portugueses podem lançar uma opa sobre os governos, todos. isso é que era. este país está a precisar de acção.

12.3.06

zero

ainda bem que há quem esteja atento a isto. o 4linhas não dorme, nunca. sabe qual foi o sector da governação em que o executivo não teve nenhuma mas mesmo nenhuma inicativa? ele sabe.

like god

sometimes i'm this way. i have a tremendous wish of being like the one and only god in which existance some human beings believe. if i were like that god i would be everywhere and today that would make me a happier man.

11.3.06

circo


o único desporto em que "corro" pelo vermelho.

11 de março

milosevic morreu. a partir deste ano o mundo pode comemorar algo nesta data e não apenas lembrar os atentados de madrid.

audi

leio no expresso que santana lopes escreveu a carmona rodrigues: quer comprar ele o audi topo de gama que a autarquia não tem conseguido vender. o objectivo, diz o ex-primeiro-ministro, é "acabar com a polémica". estranha forma de o conseguir esta, ao querer comprar um luxo de automóvel a metade do preço que a câmara (sob a sua presidência) pagou há um ano. triste sina.

10.3.06

a casa - primeira


para estrear a colaboração neste espaço, carlos mendes pereira mostra a casa da música. até 14 de abril (passa um ano da inauguração), o fotógrafo vai aqui deixar olhares sobre a obra. a abrir fica a primeira abordagem à casa. é uma foto em que se procura mostrar o isolamento em relação ao que a rodeia. a lente do fotógrafo transmite uma noção de escala por comparação com as pessoas e com as árvores, revelando a grandiosidade da criação de koolhas.

aquisição

este espaço nasceu a 28 de fevereiro e acaba de fazer uma contratação de peso. carlos mendes pereira, um fotógrafo que faz da vida um caminho de arte e das amizades o oxigénio dos sorrisos e das partilhas. um amigo como tenho poucos e que além de o ser é também um homem que admiro por qualidades humanas invulgares. o resultado de tudo isso reflecte-se no trabalho. as fotografias são a forma como ele espreita o mundo. a partir de hoje, aqui vão passar esses olhares. bem-vindo "tuta".

9.3.06

abril

mário soares assistiu à posse de cavaco silva no parlamento. o ex-chefe de estado virou costas logo a seguir, sem cumprimentar o novo presidente. um verdadeiro homem de abril. adeus.

presidente

8.3.06

mulher

marca sampaio

dez anos depois, as últimas horas de jorge sampaio como presidente da república. palavras ditas, lágrimas soltadas, irritações mais recentes, mas inadvertidamente efémeras. além da dissolução do parlamento, no final de 2004, os portugueses lembram-se de que decisão marcante do seu chefe de estado? as palavras existem para isto. com sampaio em belém portugal voltou a acreditar que um presidente não lhe serve de quase nada. a marca de sampaio é ténue, vincada em palavras complicadas que os cidadãos muitas vezes não perceberam e que os governantes por outras tantas não valorizaram. dez anos. tanto tempo.

mais atitude


a história ditou à equipa dele um empate na casa do adversário. em quatro jogos de 11 contra 11 o barcelona não ganhou nenhum ao chelsea de mourinho. grande, como sempre, calou com a frase que se segue o coro de pobres de espírito que grasnam envergonhados ao sol das suas vitórias: "they are a great squad and i wish them luck". enorme português.

7.3.06

um ano

a dias de completar um ano de funções, o executivo de josé sócrates tem sido alvo de avaliações públicas. no diário económico, rita marques guedes, com a lucidez habitual, encontrou o tom certo e a forma adequada para falar da ministra da cultura. passo a citar: "sem comentários. e não é por falta de espaço para escrever". de facto, rita marques guedes tem a razão toda. há ministros que não merecem uma linha gasta a analisar o seu desempenho. se sócrates for, como parece, um primeiro-ministro lúcido, isabel pires de lima ostentará em breve o título de ex-ministra. justamente.

atitude


logo à noite, quando barcelona e boa parte do mundo pararem para assistir ao barcelona-chelsea, um rosto do portugal que não somos estará em jogo: "entrarei em campo uns minutos antes dos meus jogadores porque quero a pressão dos adeptos toda sobre mim". o protagonista desta frase está bem longe de ser apenas um treinador de futebol. como manager desportivo ele pode não vencer hoje, mas como homem e como exemplo de atitude competitiva, já ganhou.

6.3.06

memórias

o país dos alinhamentos. somos assim. não estamos sós, é certo, mas o ecrã da sala vai debitando, o rádio no carro grita há meses. portugal ainda não teve direito à gripe mais famosa de todas as gripes. mas o mercado, esse velho sem rosto, já abre a cova dos criadores de aves. alguém recorda os nitrofuranos? há quantas horas lá vai no alinhamento dos dias. e as vacas podem continuar a ser loucas que pouco importa. estranha sina esta.

ivan


os dias andados foram responsáveis por uma amizade de vida, assim mesmo, lançada indestrutível, feita de confiança e quase sem sobressaltos. porque eles (os sobressaltos) sabem que aqui não terão cobaias que os façam baloiçar descansados como em camas de rede que estendem os corpos ao sol. observei ESTE projecto com a distância que me fez ver e partilhar o que valem os sonhos na vida dos talentosos.

partam à descoberta, mas desenganem-se. o disco não está à venda. por isso, não tem preço. tal como nós. um abraço.

5.3.06

irrepreensível


também há tardes e noites assim, em que desportivamente tudo corre bem. para quem assiste no estádio, o silêncio da claque dos super dragões é música para os ouvidos dos que acreditam no futebol como espaço sem medos. porque os adeptos não se medem pela força com que gritam e muito menos pelo cadastro que carregam. o dragão parece mais limpo.

4.3.06

hintze ribeiro

...cento e quinze anos depois (da inauguração da ponte) não há foguetes em paiva, nem bandeiras, nem galhardetes. a ponte pela qual o conde de castelo de paiva tanto lutou, cedeu à passagem de um autocarro cheio de excursionistas. dois automóveis tiveram o mesmo destino trágico: o fundo das águas do douro. oitenta dos 200 metros do tabuleiro desapareceram.

retirado de um texto que publiquei aqui há precisamente cinco anos.

3.3.06

cinza


acordou na sua mais marcada cor: cinzento. o porto fica genuíno em dias assim. perde-se até a liberdade condicional dos guarda-chuvas e os vidros dos autocarros embaciam apinhados de retardatários. trabalha-se no porto e apesar de ser sexta, há quem veja o domingo ainda longe. são tempos que prefiro aos de vergílio, que evoco de novo para sublinhar que nas palavras dele, os piores dias são aqueles em que "chove dentro da gente".
*foto do bom amigo e invulgar fotógrafo: carlos "tuta" mendes pereira

2.3.06

"very impressed"

a expressão é do primeiro-ministro, josé sócrates, de visita a uma escola portuguesa onde as crianças orgulhosamente verbalizam dotes de pronúncia na língua inglesa. só erra quem tenta realizar e sócrates pode ter cometido ou estar a cometer erros no caminho, mas ensinar inglês desde o primeiro ciclo não é um desses erros. importa não deixar a ambição perder de vista a origem e impedir que do futuro que nestes dias se constrói, um pai lusitano diga do seu descendente: «ele é um orgulho. fala tão bem inglês, espanhol, francês e até já arranha português».

um escritor invulgar


o homem é um ser fictício em todo o seu ser. e é precisa morte para ele enfim ser verdadeiro.

há nove anos e um dia vergílio ferreira partiu para o seu verdadeiro mundo.

1.3.06

corte parlamentar

vivemos hoje, se as intempéries da política nacional não voltarem a surpreender-nos, um longo intervalo de tempo sem actos eleitorais. uma excelente altura para que governo e oposições possam dar um sinal construtivo no sentido da redução do número de deputados com lugar na assembleia da república. quem der o primeiro passo ficará na história.