27.12.06

as figuras do ano

é sempre discutível até porque se misturam critérios mas depois de reflexão e ponderação, entendi partilhar quem são, para mim, a melhor e a pior figura de 2006 em portugal.
o melhor: belmiro de azevedo.
o pior: souto moura.

17.12.06

à atenção do pgr

um bom amigo chamou a minha atenção para um editorial escrito pela pena de um dos jornalistas que mais respeito em portugal, o eduardo dâmaso. vale a pena ler aqui.

16.12.06

estado de sítio


o psd é hoje uma casa onde não há pão. menezes ralha com mendes. santana parece um atirador furtivo que, sem querer, acerta em durão barroso. morais sarmento discorda de mendes e menezes e nem quer ouvir falar de santana. quanto a marques mendes, discorda de todos os anteriores. o que existirá de surpreendente em tudo isto? em minha opinião, nada. ps e psd padecem do mesmo mal. enquanto partidos que alternam, em 30 anos de vida democrática, no posto mais alto do palácio de são bento, não têm nem muita nem pouca vocação para liderar a oposição aos governos. a história pós 25 de abril prova que a chegada ao poder se faz por apodrecimento dos governantes e nunca pela emergência de a quem eles se opõe. por isso é que no psd se vive este ambiente. resumindo, a dúvida que persiste é de quem estará à frente do psd quando apodrecer o poder de sócrates. o jogo de interesses não beneficia o primeiro-ministro, ao contrário do que diz marques mendes, antes prejudica o psd. e quem lidera o psd, quem é?

15.12.06

verdades

os princípios e as convicções não são negociáveis. se alguém duvidar, significa que não tem nem uns nem as outras.

Etiquetas:

leitura recomendada

a biografia de carlota joaquina. muito a propósito.

uefa cup

braga e parma vão disputar um lugar entre os 16 finalistas da taça uefa. um tónico especial para os bracarenses que já eliminaram o verona este ano. joão pinto e fernando couto, frente-a-frente. quem ganha?
benfica e dínamo de bucareste medem forças. uma disputa que ultrapassa os clubes uma vez que a roménia luta com portugal pelo sexto lugar no ranking da uefa. passar será uma vitória de 2 em 1.

champions league

porto e chelsea voltam a encontrar-se, desta vez nos oitavos de final da liga dos campeões. campeão português e campeão inglês medem forças, no ano em que mourinho joga tudo na vitória na champions.

12.12.06

respeitar

o respeito pelas classes profissionais está em vias de extinção. não sou velho e lembro-me bem do tempo em que o respeito era devido aos professores, seja pela sapiência, seja pelo estatuto social. hoje nem uma nem outra se mantêm. se pensarmos bem, qual é a classe profissional que os portugueses respeitam? até há meia dúzia de anos diria que apenas juízes e médicos se enquadravam na resposta. e hoje? hoje nenhuma destas. casos como o das viagens pagas pelos laboratórios a quem prescreve mais do que "deve" e dos processos "casa pia" e "apito dourado" certificaram o óbito do respeito por médicos e juízes. dão-se alvíssaras a quem souber por quem teremos hoje respeito.

zero

o primeiro conselho de ministros descentralizado do actual governo foi ali na zona do algarve e a temática foi o ambiente. quando será que alguém analisa o que daí já se concretizou?

coerência política

"o seu orçamento é péssimo, mas eu abstenho-me para o viabilizar". foi isto que fez maria josé nogueira pinto na câmara de lisboa. nem dá para comentar.

Etiquetas:

11.12.06

se a moda pega

bárbara guimarães ainda acaba a publicar a vida secreta do pedro miguel ramos.

ségolène royal


a imprensa internacional quer levá-la ao colo até ao eliseu mas chirac ainda nem decidiu se vai a votos para um terceiro mandato e o actual ministro do interior nicolas sarkosy também já se pré-anunciou para a maratona presidencial. interessante do ponto de vista geracional este avanço de ségolène até porque não é casada e vive em união de facto com o líder socialista francês, de quem tem quatro filhos. veremos se a afirmação dos valores da família, que assume defender, serão suficientes. será um dossier de política internacional a seguir com toda a atenção.

Etiquetas:

10.12.06

nuno morais sarmento

nuno morais sarmento vai ser presidente do psd, só não sabe quando. o ex-ministro da presidência não o disse desta forma, mas é essa a fundamentação das suas mais recentes declarações públicas. o país ganharia muito com ele. ganharia o que não tem: oposição. e para quem julga que penso isto desde hoje, ora lembrem-se do que eu aqui disse.

Etiquetas:

pinochet


morreu com 91 anos, uns dias depois de sofrer um ataque cardíaco. nas décadas de 70 e 80 foi um dos mais reconhecidos ditadores da américa do sul. a minha pergunta é: alguma vez o mundo verá este homem com outros olhos? entre pinochet e o marxismo, será que os chilenos perderam ou ganharam. a polémica perdurará.

Etiquetas:

9.12.06

abismos

a noite traz a chuva que de tão forte parece bater-nos à porta. ainda antes, parado numa caixa multibanco da cidade, vi no olhar do mendigo que se abrigava com um cobertor que era o seu mais luxuoso pertence, o abismo de tantos outros a quem uma pequena manta faz a diferença para o conforto. ali ao lado, os mais jovens passeiam em carros que não imaginam o que custam. estranho este fosso cada vez mais claro. impressionante esta experiência. em que estará a esta hora a pensar aqele mendigo enquanto eu, aqui no calor do quarto, ouço a chuva lá fora?

Etiquetas:

6.12.06

o estádio


milhares numa noite fria de dezembro. por duas horas o mundo e as dificuldades fecharam-se em gavetas bem distantes. vale a pena o futebol. porque nos desperta, porque nos emociona, porque nos livra do corropio dos dias, porque nos faz sofrer também mas de paixão. os críticos de sempre deviam ir ao estádio em dias ou noites destas. é impossível regressar a casa na mesma. ainda bem que o futebol existe.

champions league

1. todas as equipas inglesas ficaram em primeiro lugar dos seus grupos. ou seja, metade dos oito grupos foram ganhos por chelsea, arsenal, manchester united e liverpool. ou seja, todas as equipas inglesas passaram aos oitavos de final;
2. das três equipas espanholas só o valência ganhou o seu grupo. barcelona e real madrid ficaram no segundo lugar das suas séries. todas as equipas espanholas passaram aos oitavos de final;
3. das três equipas italianas só o milão ganhou o seu grupo. inter e roma ficaram em segundo das suas séries. todas as equipas italianas passaram aos oitavos de final.
4. das três equipas portugusas só o fc porto seguiu em frente;