30.11.06

o bode recomenda

é de leitura absolutamente obrigatória a entrevista de almeida santos publicada na revista sábado desta semana.

28.11.06

comunicação a metro

os gastos com os cartões de crédito dos administradores da metro do porto, amplamente discutidos no dia de hoje pela mão do tribunal de contas (presidido por oliveira martins, recorde-se), trazem água no bico. não tarda o governo mexe na casa. vai uma aposta?

polémica


se em vez de isabel pires de lima fossem ministros da cultura manuel maria carrilho ou pedro santana lopes, será que a festa da música no centro cultural de belém teria acabado?

23.11.06

liderança é... (3)

orgulharmo-nos e fazermos com que aqueles a quem damos o exemplo se orgulhem do caminho que decidimos percorrer.

liderança é... (2)

saber ouvir e não ter receio de decidir.

liderança é... (1)

traçar um caminho e segui-lo sem lugar a hesitações.

22.11.06

paradoxos


a senhora ministra da educação, com a qual estou muitas vezes de acordo, não tem perdão nesta matéria. apelidou os professores de absentistas e declarou "morte" aos feriados com aquilo a que chamou "aulas de substituição". a pressa é a maior inimiga da perfeição e com o protesto dos alunos ficamos a saber algo de que já todos suspeitavamos: nem os professores deixaram de faltar, nem as aulas são de "substituição". senhora ministra diga a verdade. o que a senhora não quer é os alunos no recreio em horas supostamente lectivas (o que aliás só lhe fica bem). com tanto estratega de comunicação, como é que ainda não foi capaz de dizer isto? estarão todos a trabalhar só em são bento?

19.11.06

sorriso amarelo


que razão para sorrir terá o presidente da comissão liquidatária do cds?

marcelo rebelo de sousa

acabo de ver e ouvir um conselheiro de estado dizer sobre a entrevista de cavaco silva que pareceu que "ele não tinha nada para dizer" e que é incrível como "passou pela entrevista sem falar de bush e do iraque" porque "não tem opinião sobre o iraque". não satisfeito, sublinhou que lhe daria "com caridade cristã", 14 valores. mas houve mais. marcelo rebelo de sousa achou-se no direito de comentar cenários sobre o que fará o presidente da república em relação à lei das finanças locais. o mesmo marcelo que além de ser conselheiro de estado, vendeu há cerca de três meses um parecer sobre a matéria (consultado como exímio constitucionalista) à associação nacional de municípios. perante isto, que caridade cristã tem de ter o presidente para manter marcelo rebelo de sousa como conselheiro de estado?

17.11.06

a entrevista

propositadamente deixei passar umas horas sobre a entrevista de santana lopes à rtp. da reposição de factos fica-me uma certeza que custará a muita gente: santana cansou-se de andar por aí e decidiu passar a andar por aqui. ou muito me engano ou começou o caminho para a reconquista do psd. por isso não me admiraria muito se uma concelhia mais desavinda com a liderança o convidasse um dia destes para um jantar político que lhe entregue o palco que lhe tem faltado. marques mendes vai ter de mostrar serviço.

16.11.06

aperitivos

por mão própria

durante séculos, os jornais foram uma base fortíssima da restituição de factos históricos. eram vistos como retrato da sociedade do tempo que contavam. hoje, a realidade, que não é exclusivamente portuguesa, está longe de ser essa e aos historiadores caberá a tarefa de, para além da leitura atenta da imprensa, andarem de livros debaixo do braço, sem saber a quem cabe a verdade, agora trazida pela “mão própria” do autor. carrilho abriu as hostilidades e santana seguiu-lhe as pisadas. o assessor de sampaio na presidência já anunciou que vai fazer o mesmo. como das noções de filosofia me fica a noção de não existirem verdades mais verdadeiras que outras, ficamos todos a saber que as "verdades" que se anunciam trazem "mentiras" escondidas. ou seja, cada qual faz a história que quer.

12.11.06

sócrates case study


prometeu não subir impostos e subiu o iva, o imposto sobre o tabaco e sobre os produtos petrolíferos. prometeu não colocar portagens nas scut's e aí estão elas já para 2007. prometeu não introduzir custos acrescidos para os doentes no serviço nacional de saúde e a partir de janeiro até os internamentos vão ser pagos. perdeu estrondosamente as autárquicas e a opção presidencial por mário soares foi um dos maiores fiascos políticos da história do ps. nas últimas semanas andou a fugir a manifestações e protestos em todo o lado por onde passou. mas a verdade aí está: sócrates sai ainda mais reforçado do congresso socialista e portugal tem na ausência de alternativas políticas a sua maior e mais profunda crise.

10.11.06

aborto

o estado crítico anda a debater, e bem, o assunto. durante meses uma hábil comunicação de massas lançou no país a ideia de que a vitória de um "sim" no referendo seria esmagadora. mas sinto a argumentação frágil, cada vez mais frágil. estou muito, mas mesmo muito tentado a votar "não" e a 10 de novembro deixo o prognóstico de uma votação que mais uma vez não será vinculativa e que vincará de novo uma fortíssima divisão na sociedade.

9.11.06

contributo para a democracia

permitir aos portugueses que votem fora das suas áreas de residência no referendo ao aborto.

5.11.06

expresso

não sei se a guerra entre os semanários "sol"e "expresso" está resolvida e pelo que me contam o jornal da impresa ganha claramente a luta, mas a verdade é que este domingo de manhã sobravam "expressos" aos montes numa das tabacarias mais movimentadas do porto.

3.11.06

geopolítica


a saída pré-anunciada por blair e a estrondosa viragem política que a sociedade norte-americana está (finalmente) a revelar, devem ocupar mais o pensamento dos europeus. este eixo anglo-americano foi, sublinhe-se e reconheça-se, de uma estabilidade a toda a prova. parceiros de guerra mas também, em boa parte, de políticas macro-económicas que fizeram ambas as sociedades sobreviver e crescer em clima global de recessão. em claríssimo ocaso de ciclo político, estes dois líderes podem questionar-se sobre o que fizeram pelo bem dos seus cidadãos e em que medida influenciaram a vida do planeta. mas, mais importante que isso, é hora dos governos e dos líderes políticos europeus perderem o receio de intervir activamente nas campanhas políticas que se avizinham. a última década mostra bem que estes dois cargos exigem dos nossos respresentantes, uma postura bem mais activa e, por isso, afirmativamente comprometida. haverá coragem?

votos

o tempo que por aqui andamos tem momentos assim, de opção. nos dias ou semanas mais recentes este meu pequeno espaço não andou abandonado, mas perto disso. quem mora próximo sabe as razões, quem mora mais longe fica a saber que equilibradas as necessárias adaptações, o bode está de regresso. boa tarde!