28.7.06

verdade

somos o que fazemos. não somos o que dizemos.

evolução

que a vida é um caminho de crescimento permanente, todos sabemos. a emancipação, ou as emancipações, vão acontecendo em cada passo. mas a verdadeira acontece no dia em que temos vontade de perguntar, sabemos ouvir e somos capazes de decidir. sempre por nós e considerando tudo o que nos dizem. uns chamam-lhe maturidade, eu prefiro acreditar que é mais um passo dado. importante, mas vencido. amanhã é outro dia já.

25.7.06

as gaffes de bush

ricas pedras

fernando ruas, presidente da associação nacional de municípios, esteve há dias nas bocas do mundo. defendia ele que se "corressem à pedrada" os inspectores do ambiente. hoje está reunido com o ministro antónio costa, para discutir a lei das finanças locais. a reunião foi preparada ao pormenor: na manchete do diário económico estão pareceres de marcelo rebelo de sousa e diogo leite de campos, que consideram que a lei tem inconstitucionalidades. ruas levou duas pedras de luxo para atirar à cabeça de costa. e agora?

21.7.06

flashback

o primeiro conselho de ministros fora de lisboa da era sócrates foi na zona do algarve. o tema: ambiente. a ideia e os anúncios foram de razia absoluta: as construções nas dunas ou perto delas haviam de ser destruídas. depois, depois, depois começou a saber-se que alguns donos dessas casas era fulano, sicrano e beltrano. até hoje tudo na mesma.

20.7.06

dito e feito

a manchete do diário económico de hoje (o melhor jornal português, em minha opinião) é clara: "estado recebe 10 mil novos funcionários em seis meses". ou seja, a função pública cresceu e bem. onde irá a dito compromisso de entrar apenas um funcionário por cada dois que saem?

19.7.06

lila downs (versão inglesa)

há 4 meses assisti a um dos melhores espectáculos musicais de que me lembro… nesta coisa de escolher “os melhores” a subjectividade do ambiente, do momento, da felicidade e da vontade faz toda a diferença… mas estava em londres, a trabalhar na imagem de um disco, em abbey road com o carlos tê e com o luís jardim… só podia correr bem!
numa das longas noites de estúdio esquivei-me, a convite do editor da revista de música do mundo songlines, simon broughton, para assistir a um concerto de uma mexicana com 4 discos no alforge e que lançava agora o quinto… dela sabia que tinha cantado com o caetano veloso numa cerimónia de entrega dos óscares da academia de hollywood e que parecia a própria frida khalo sobre a qual versava essa canção… foi no barbican. anfiteatro fabuloso, que pela própria disposição romana dos espectadores os projecta para o meio do palco… entreguei-me! o simon levou-me, qual menino de cueiros, pela mão, babado, para a conhecer nos camarins… tive direito a 2 minutos de conversa simpática em espanhol, só com ela e, contou-me o simon depois, que nunca tinha visto ninguém conseguir contar toda a sua vida em dois minutos e ainda ter tempo para piropos e bajulações inimagináveis. não me lembro… a única coisa que me vem à cabeça são aquelas expressões do filipinho da mafalda do quino quando passa a sua apaixonada em que os balões de bd se enchem de palavras trocadas sem sentido, meramente balbuciadas.
ivan dias

lila downs


uma noite de intensas sonoridades e uma enorme voz: lila downs. a casa da música ganhou outro encanto com esta filha de pai americano e mãe mexicana. uma casa cheia, num dia de semana, que prova bem quanto o porto responde à música do mundo. a repetir.

17.7.06

ministra da educação

maria de lurdes rodrigues anda desaparecida. não que eu defenda que um governante deva andar sempre nas páginas da imprensa, nada disso, mas estranho todos aqueles que usam e abusam dos media para transmitir mensagens veementes e depois fogem dos microfones quando a pedra que atiraram ao ar lhes cai, estrondosamente, em cima do telhado. as provas de química continham um erro científico e ninguém nos esclarece sobre de quem é a culpa? para não falar no enunciado de matemática (12º ano) que tive oportunidade de ler. esse não teria erros científicos, mas eu asseguro que o português com que os problemas são escritos é mau, muito mau. tudo o que é demasiado secreto confunde as mentes inquietas e eu pergunto: por que será que não nos dizem claramente quem foram os professores que redigiram os exames, como foram escolhidos e por quem?

reflexões pessoais

mails, mensagens escritas, recados. na dita era da globalização, o contacto directo entre seres humanos parece cair em desuso. estranha forma de fazer evoluir a sociedade esta, que desvaloriza o que nos dizem e dá tanto destaque ao que dizem que terão dito. a mim fazem falta as palavras, as expressões, o sentir quem está do outro lado da linha, da rua ou até da mesa. porquê? há menos ruído e, inevitavelmente, mais verdade.

15.7.06

reflexões políticas

marques mendes anda literalmente atrofiado. como político vale bem mais do que o discurso deixa transparecer. então por que razão será um líder tão apagado? a resposta parece-me demasiado simples: o primeiro-ministro, eleito pelo ps, é cada vez mais um social-democrata e o presidente da república está mais à esquerda do que alguma vez psd e cds imaginaram. a somar a tudo isto, está uma aptência mediática enorme de josé sócrates, que controla muito bem os novos tempos da mediatização noticiosa e os seus códigos. portugal vive em estabilidade política.

14.7.06

joke

mesquita

a polícia judiciária declarou ao ministério público que não tem meios que lhe permitam fazer uma investigação às queixas já recebidas sobre um eventual enriquecimento ilícito do presidente da câmara de braga, mesquita machado. é caso para dizer que há crises que dão bastante jeito.

mais uma lição

o gabinete do primeiro-ministro vai entrar em obras. literalmente. e são tão ou tão pouco profundas que o chefe do governo vai mudar-se para a gomes teixeira por uns tempos para que o palácio de são bento seja adaptado ao que necessita. esta notícia faria as delícias de qualquer jornal e por isso mesmo quem a deu foi o próprio gabinete de sócrates. mais uma jogada de mestre. disto percebem eles. a comunicação vale ouro.

13.7.06

números reais

a dívida directa do estado aumentou 1,7 por cento em junho, face a maio, segundo dados do instituto de gestão do crédito público. o valor desta dívida no quinto mês supera o do mesmo período do ano anterior em 11,4 por cento e excede o do fim de 2005 em 4,5 por cento.

óptimo

os exames nacionais do 12º ano revelaram que a média das notas a matemática foi de 5,9 valores. o ministério entende que é «razoável». tá certo.

12.7.06

a franjada joanina do pinto

todos se recordam (até porque a loira não deixa cortar) daquela franja joanina com pinta, ao vento, nos seus dribles de cabine telefónica... pois é! essa franja alvejou o sr. juiz de um fatídico jogo lusitano no mundial das massagens de 2002 - foi aí que o jp ganhou o interesse pela arte da massagem que a sua mc tão bem explora nas suas investidas televisivas em spa´s regionais de continente e ilhas... uma franjada valeu ao eternamente jovem pinto uma sanção que o mandou fora da cena internacional. e sabendo nós que o futebol só tem cena internacional lá se depenou o pinto de uma penada... é por isso risível o processo recambolesco daquele gabiru francês que teima em ganhar-nos com penalties duvideosos... deram-lhe a bola, tiram-lhe a bola... parece que foram os srs. da fifa a levar a morteirada daquele cabeça rapada. é que ficaram à nora e não sabem como descalçar esta bota... de ouro... viva a uefa!
ivan dias

eu ainda sou do tempo

joão vieira pinto tentou - há quem diga que conseguiu - dar um murro num árbitro. não tinha desculpa tal atitude, mas a verdade é que essa arbitragem estava a ser de lesa pátria (literalmente). jogava-se o mundial da coreia / japão. a partir desse dia, todos sabemos, a sua carreira terminou. por muito que tente insistir no contrário. pois quatro anos passaram. zidane enfiou uma valente cabeçada num adversário e... para além de prémio de melhor do mundo, foi endeusado pelo presidente chirac e hoje até já foi estrela em programa de televisão. o povo é que tem razão: "eu ainda sou do tempo...".

realidade

atravessa-me o dia, a noite, o trabalho, a leitura, os gestos, a alma. pode tudo correr bem, pode ser uma catástrofe. pode chover ou estar calor. a rir ou a chorar. é bom ter nos nossos momentos, em todos, de uma forma ou outra, um espaço preenchido de apoio. o que seria de mim? o que seria de nós?

o estado da nação

o ar condicionado avaria recorrentemente no parlamento. esta tarde os políticos sofreram na pele, mais uma vez, os efeitos da sua ineficácia. ai se fosse assim todos os dias.

revolução


a bastilha, que há 217 anos foi invadida e destruída pelo povo, simbolizava o despotismo da monarquia francesa. na bastilha estavam os presos políticos. daqui se deu o pontapé de saída para a revolução francesa, a 14 de julho de 1789. quase dois séculos depois foi portugal. a pergunta subsiste: de que vale a bravura do povo, se com o tempo ele se aliena da mesma forma num poder igualmente fraco?

11.7.06

grande jogada

o governo mostrou hoje, mais uma vez, uma enorme habilidade mediática. antes mesmo de madaíl pedir isenção fiscal para os prémios dos jogadores, o executivo põe uma manchete num jornal e declara em reacção que não isenta ninguém porque o país está a passar dificuldades. brilhante senhor engenheiro josé sócrates. encerrou o caso antes mesmo de ele nascer.

zidane

motivação

eis uma característica ou um estado que só quando nos falta sabemos a importância que tem. é frequente interrogar-me sobre de quem depende a motivação que sentimos, se de nós se de algum factor que nos é alheio. e se somos nós a sentir, por que razão não poderemos ser nós também a mudá-la quando teima em não aparecer?

10.7.06

sugestão

e se cavaco silva fizesse um roteiro pelos incêndios? e já agora tivesse a coragem de dizer quem deve ser o alvo do dedo acusador de tanta negligência acumulada.

menos do mundial

1. péssimos jogos;
2. más arbitragens;
3. falta de critério na venda de bilhetes;
4. os prémios da fifa;
5. zidane, zidane, zidane, zidane, zidane....

mais do mundial

1. a qualidade técnica das transmissões televisivas;
2. o desportivismo dos adeptos, dentro e fora do campo;
3. o futebol do gana e da costa do marfim;
4. a vitória da itália (derrota da frança);
5. o nosso quarto lugar.

7.7.06

crédito sobre crédito

viver a vida toda com o dinheiro que não é nosso parece o fim último do portugal moderno, dos choques tecnológicos. por exemplo, a caixa geral de depósitos faz agora publicidade ao "crédito recheio lar". como funciona? dão-nos já dez mil euros e em suaves prestações pagaremos mais de 14 mil. ora, se o crédito visa o consumo de móveis, então o banco do estado sustenta uma mais que falaciosa subida do poder de compra dos portugueses. com esta operação, o banco público ganha mais de quatro mil euros e a conta geral do estado, por via do iva, há-de recolher mais de dois mil.
maravilhosa recuperação económica. até o banco do estado já delira.

autenticidade

as teorias para o bom e mau desempenho no caminho da nossa selecção passam todos os espaços e classes sociais. no barbeiro, no semáforo vermelho, nos cafés um pouco por cada canto e esquina. são os adeptos genuínos, cada um em sua moda, mas autênticos.
depois há os outros, que só são adeptos à hora da televisão e só saem à rua se houver notícia. para esses não encontro nome. alguém me ajuda?

germans

o la vanguardia é o jornal de referência da catalunha e um baluarte da sua capital, barcelona, e das suas lutas republicanas pela liberdade, pela democracia e pela verdade. no rescaldo da fase de grupos deste mundial de futebol e depois da suada vitória frente à arábia saudita pela margem mínima publicaram uma foto de página inteira na “portada”, do “el niño” torres em pose de vitória com a seguinte legenda: “espanha, brasil e alemanha foram as 3 únicas equipas a vencer todos os jogos desta fase. que venham os oitavos!”. pois vieram os oitavos e trouxeram os quartos que pela mão de zidane e henry mandaram brasil e espanha ir apanhar ar... para as meias só ficaram os alemães... ah! e os portugueses esquecidos na legenda! a verdade, essa quimera... ficaram os germanos e os germans... mm catalão germans significa irmãos... nuestros irmãos!
ivan dias

porto na festa

mundial

já a seguir aqui estará mais uma foto do carlos mendes pereira a lembrar a festa do mundial. um campeonato do qual retenho três ideias fundamentais: a fifa continua a levar quem quer ao jogo decisivo; os europeus de futebol são bem melhores ao nível da qualidade de jogo; a arbitragem mundial anda ao nível da portuguesa.
quanto à nossa selecção, um bom resultado e a prova de que scolari escolheu bem até ao 15º jogador. os oito restantes foi como se não existissem. e como para se ser campeão é preciso bem mais que espírito de grupo. vamos disputar o terceiro lugar. bem bom.

contas em dia

ora vamos então tratar de escrever o que falta.

3.7.06

mensalão

este fim-de-semana o expresso tinha cinco páginas inteiras de publicidade ao grupo espírito santo. vão longe os tempos das relações cortadas entre balsemão e a família dos banqueiros. agora fazem eventos juntos sob o signo do patriotismo e até se dão ao luxo de oferecer uma bandeira de portugal com o logótipo do jornal e do banco. o que eu gostava era de saber o que fez o expresso da sua grande investigação ao caso do mensalão.