31.5.06

objectivos

alimenta-se a vida de pequenas conquistas (também), de passos e metas que cruzamos. umas mais depressa, outras não tão rápido como gostariamos. mas é melhor a vida quando nos colocamos perante objectivos e principalmente quando os ultrapassamos. por mais insignificantes e materialistas que possam ser.

30.5.06

cooperação

amanhã o presidente da república recebe a ministra da educação em audiência. lembram-se da cooperação estratégica?

hilariante

fátima campos ferreira: "o doutor medina carreira não acha que este primeiro-ministro (josé sócrates) é, apesar de tudo, uma pessoa determinada?". resposta de medina carreira: "eu gosto dos determinados mas é quando eles acertam".

29.5.06

atenção

incompatível

anda aí uma publicidade que diz "o inacessível acessível". parece erro mas o intuito é mesmo esse. por isso devemos muitas vezes pensar se o que parece incompatível não será antes mais que compatível.

nojo

um seleccionador que acaba de ser afastado sem honra nem glória de um europeu no qual a sua equipa marcou um golo em três jogos (aos 94 minutos do terceiro jogo) e se lembra de dizer que o capitão da equipa jogou mal só me motiva um sentimento: nojo.

26.5.06

procurador

enquanto o país discutia blocos de parto ou medicamentos, o independente dá hoje uma notícia em manchete de uma gravidade rara: o procurador que arquivou o processo contra judas e américo santo esteve sentado na mesa de honra na apresentação da candidatura de josé lamego à câmara de cascais. na mesma mesa estavam judas e jorge coelho.

estranho

depois do alarido mediático em torno da morte na estrada do actor francisco adam, que há um ano interpretava o papel de "dino" na telenovela "morangos com açúcar", é quase pornográfico o silêncio dos mesmos media sobre o relatório da autósia e exames toxicológicos que mostram consumo "em quantidades significativas" de cocaína. critérios? quais critérios?

medicamentos

mais um debate quase sem psd no parlamento. e quase sem bloco de esquerda. em clime de pré-férias, parece que a oposição fica cada vez mais entregue a nuno melo, líder parlamentar do cds-pp. chamem-lhe demagogia, chamem-çhe número mediático, mas hoje, ao mostrar que há medicamentos de uso frequente que estão bem mais caros que o ano passado, provavelmente, nuno melo deu voz a bem mais pessoas do que nele votaram. sócrates não negou.

25.5.06

centralismo

escrevo sobre um tema que me toca particularmente. a deslocalização crescente de empresas e profissionais das áreas de serviços em TI para lisboa.
pergunto-me. será que não se justifica investir sustentadamente na deslocalização de empresas não só desta área, mas da generalidade de serviços, para outros centros urbanos? na minha perspectiva, decididamente sim.
conheço um número cada vez maior de pessoas que nos últimos anos desistiram de lutar contra a tendência de "emigração" para lisboa. o maior número de oportunidades, condições de trabalho e desafios na capital é substancialmente melhor.
assistimos nos últimos anos a esforços pontuais para o aproveitamento das melhores condições de mão-de-obra tendo como objectivo a redução de custos, principalmente na região norte. a infineon é o caso mais conhecido. será que em vez de pensarmos numa nova finlândia e em choques abstractos, não seria mais objectivo pensar e fornecer condições que permitissem vantagens competitivas face a empresas que optam e centralizam todos os serviços na capital? por exemplo, através do fornecimento de melhores condições fiscais e criação de parques de tecnologia. as vantagens seriam muitas. não só para as empresas que optassem pela deslocalização mas também para a própria região, criando postos de trabalho e oportunidades de desenvolvimento.
mas principalmente, esta tarefa passa por nós, os "emigrantes" internos. criando e perseguindo oportunidades que permitam a criação de postos de trabalho fora da região de lisboa.
o indivíduo ganha, a empresa ganha, a região ganha, o país ganha!

nuno tavares

convidado

hoje é quinta-feira. o nuno tavares aceitou o meu convite para cá vir e aqui estará não tarda nada. é um amigo dos tempos da escola, daqueles que caminha lado a lado, quase sem interrupções ou distâncias. vive aquilo que eu próprio já vivi: a obrigação de, sendo do porto e gostando muito da cidade e de quem cá está, ser obrigado a mudar-se para a capital por razões de aposta profissional. vamos ver o que ele nos diz deste "centralismo" obrigatório.

24.5.06

noite

caiu a noite que o dia teimoso queria que não chegasse. agora, lá fora, o silêncio não impede que a vertigem das horas vividas desapareça em nós como a luz do sol que aqueceu os instantes passados. a luz da noite é artificial, mas se pensarmos bem, o dia está carregado de luz autêntica sobre gente que quer ser cada vez mais artificial.

desafio

e se me ajudassem a fazer uma lista de livros da autoria de políticos que tenham a foto dos próprios na capa?

23.5.06

mundial


a câmara municipal de évora paga parte da factura da estadia dos jogadores, treinadores, médicos e roupeiros no luxuoso convento do espinheiro. ah e também paga parte da factura da suite real, atribuida ao presidente da federação. formas de promover o concelho.

inquietações (segundo acto)

carrilho disse e repetiu que cumprimenta pessoas se a câmara estiver ligada, mesmo contra a sua vontade, mas que o não faz em privado, se a pessoa não lhe merecer consideração. ou seja, o deputado declara que se disponibiliza para ser falso em público, mas que é genuíno em privado. achei estranho ninguém lhe perguntar algo do género: "acha mais grave bater na sua mulher na rua, à frente de toda a gente, ou no recato da cozinha lá de casa?"

inquietações (primeiro acto)

o mais recente livro de manuel maria carrilho faz uma acusação em forma de tese: o lóbi da construção terá disponibilizado fundos ilícitos a uma empresa de comunicação para esta pagar a jornalistas, para estes escreverem mal sobre carrilho. perante isto, o que levará o professor de filosofia a querer discutir o bom e o mau jornalismo e esquecer a propalada corrupção imobiliária? mais. se alguém me apresentar uma proposta de cumplicidade num suposto jogo de interesses e corrupção, o que sou eu se o não denunciar imediatamente?

22.5.06

vento

gosto de sentir o vento a soprar o rosto. mesmo que seja frio, mesmo que o não tenha pedido ou procurado. quantas palavras já soltamos ao vento? sim, sei que há muito quem diga que é ele quem as leva. se calhar sou pessoa de sorte, o vento traz-me bem mais do que me tira.

21.5.06

angelina jolie

josé sócrates e correia de campos têm um casal de aliados na tarefa de encerrar blocos de parto em algumas maternidades. para dar o exemplo, brad pitt e angelina jolie vão ter o filho na namíbia.

19.5.06

profissional

com quanto maior e mais reiterados casos de incompetência lidamos, mais apreciamos os que fazem da profissão algo sério e com sentido.

18.5.06

vinhos


a partir de hoje e sempre que possível, os vinhos entram em cena. para a estreia aconselho que experimentem o "quinta da casa amarela - reserva 2001". não é o vinho mais barato do mundo, mas transformará um jantar em algo quase inesquecível.

qual choque?

ele há dois tipos de choque: aqueles que levamos quando enfiamos os dedos na tomada eléctrica e os que apanhamos quando saímos do carro com sapatos de sola de borracha. ora é precisamente neste segundo tipo de choques que me parece mais adequado incluir o “choque tecnológico” prometido pelo governo.
a tremideira à flor da pele não podia, na realidade, ser mais superficial – quando analisamos as medidas que formam o plano tecnológico, no site que o governo criou especificamente para o efeito, vemos coisas fantásticas: a primeira medida da lista consiste nos “acordos de cooperação com a école supérieure de cuisine française e com a école hôtelière de lausanne”, o que indicia imediatamente que a lista (enorme) que se segue só inclui medidas de grande interesse para o país. depois aparecem coisas como “criar uma ‘via verde' para a inovação nas decisões públicas”, que a minhas limitações em termos de conhecimento tecnológicos não me permitem ver o que possa ser, ou o “desenvolvimento do balcão único do agricultor”, medida que demonstra vistas curtas porque, com as restantes iniciativas, os agricultores rapidamente passarão a usar a internet para todos os contactos com a administração central e parceiros de negócio.
enfim, faz-me lembrar aquela história do galo que pensa que o sol nasce porque ele canta de manhã. parece que há quem pense que o que nos vai tornar noutra finlândia é apenas dizer que existe um plano. não que seja necessário ele existir, de facto. basta acreditar que existe.
américo pinto

o convidado

hoje é quinta-feira e o bode vai ser visitado por mais um convidado. especial porque um dos amigos de vida. o américo é um engenheiro informático que acompanhou boa parte da minha vida. dos bancos da escola até aos anos de lisboa, em que partilhámos casa, ambos por razões profissionais que nos levaram para longe da família e de todos aqueles de quem mais gostamos. é um determinado, tem uma inteligência raríssima e um instinto de estabilidade que admiro. hoje vem cá falar de choques. aguardem-no.

17.5.06

texto imperdível

inquietações

a administração bush libertou um vídeo que, supostamente, revela o ataque ao pentágono no 11 de setembro. mas pouco ou nada se vislumbra. o que está bush a esconder? por que razão terá posto o mundo todo a olhar para um vídeo mais que caseiro?

denúncia

rui rio descobriu que uma médica passou 282 atestados a funcionários da autarquia, num total de 1917 dias de baixa. o caso está entregue na secção norte da ordem dos médicos. esperemos para ver o que dá (já lá está há um mês). é certo que um presidente de câmara deve servir para bem mais do que isto, mas para um povo habituado a enganar constantemente a entidade patronal, um homem destes faz muito para o fim das impunidades.

16.5.06

micro-causa

o abrupto lembra o assunto, e bem. jorge sampaio convocou o pgr às oito da manhã e 12 horas depois fazia uma comunicação ao país: era preciso um inquérito urgente sobre o caso do "envelope 9", que continha o registo de centenas de números de telefones e chamadas de altos responsáveis políticos da nação. a palavra de um chefe de estado, ainda que já não esteja em funções, tem de valer mais que este silêncio de meses. alguém se importa de dizer o que se passa? eu quero acreditar que quando o meu presidente da república fala isso ainda serve para alguma coisa.

15.5.06

scolari

dos 23 escolhidos pelo brasileiro que tem a responsabilidade de seleccionar os portugueses que vão ao mundial não concordo com os seguintes: bruno vale, quim, ricardo costa, costinha, hugo viana, helder postiga. nos seus lugares poria: vitor baía, paulo santos, pedro emanuel, raúl meireles, quaresma e joão tomás. caso encerrado. boa sorte portugal!

13.5.06

paradoxos

há quem viva a acreditar que é a destruir que constrói.

12.5.06

desigual


um dos imigrantes salvos a sete milhas da costa de tenerife. num barco indiano, vendedor de ilusões. mais uma imagem para nos lembrarmos do valor que devemos dar ao lado bom das nossas vidas.

oficial

como aqui se tinha dito há dias, eis a confirmação. josé sócrates "despachou" luís patrão do cargo de chefe de gabinete. entra pedro lourtie.

11.5.06

regionalizar? (cont.)

a minha oposição à regionalização não deriva de doentia obsessão com esta matéria. assenta antes na convicção plena de que regionalizar portugal é cometer um erro histórico irreversível de efeitos devastadores.
as regiões administrativas são entidades do estado com personalidade jurídica distinta e com competências próprias, que se encontram hoje na área de competência da administração central e da local.
e penso que o caminho que está a ser seguido de confundir desconcentração, que em boa hora é assumida, com regionalização, mais não é do que manifestação do temor de assumir um discurso regionalista, depois da reprovação clara dos portugueses em 1998.
em 1998, os portugueses foram claros quando consultados; regionalizar o país é partir o que deve estar unido: pela dimensão geográfica, pela tradição histórica, pela indispensável racionalidade na utilização dos meios, portugal não deve enveredar pela loucura da divisão. e não deve só porque é uma má solução para colmatar lacunas no processo de aproximação entre decisor e eleitor. não deve, acima de tudo, porque o povo português já disse categoricamente, em referendo, que não quer aquele modelo e porque há uma alternativa exequível, com as suas bases já lançadas e mais próxima das nossas características demográficas e da nossa cultura.
miguel relvas

gato escondido

desde as recentes jornadas parlamentares do ps que se tornou claro o objectivo da actual maioria em retomar e antecipar o processo de regionalização do nosso país.
com aquele seu tradicional estilo de “certeza absoluta,” o eng. josé sócrates, para sustentar o processo de regionalização, relembrou que “essa orientação está escrita num livrinho: chama-se programa de governo do ps. lá está escrito que se devem aproveitar as cinco regiões plano como espaços territoriais para toda a desconcentração dos serviços públicos do estado”.
penso que o primeiro-ministro, induzido em erro por algum colaborador menos informado nestas matérias, confundiu regionalização, descentralização e desconcentração dos serviços do estado.
quanto à desconcentração dos serviços da administração central para as cinco direcções regionais, estamos inteiramente de acordo, se essa decisão implicar o fim das direcções distritais dos serviços da administração central e desde que não implique a concentração dos serviços periféricos nas futuras capitais das eventuais regiões administrativas.
(continua)
miguel relvas

convidado

hoje o bode recebe uma honrosa visita. um amigo de há anos que faz da intervenção cívica e partidária uma das suas formas de estar. uma amizade que não vem do tempo mas do espaço dos templários. hoje escreve cá o miguel relvas, ex secretário-geral do psd e um dos mais convictos defensores da descentralização administrativa. é já a seguir.

10.5.06

podia ser cá

pulso


sócrates mandou recuar correia de campos.

des(ordem)

manuel pinho anunciou há cinco meses uma nova refinaria ao lado de patrick monteiro de barros. hoje já não é assim. correia de campos anda como uma barata tonta a dizer que agora o encerramento de blocos de partos em algumas maternidades é uma questão de saúde pública e não uma medida economicista como era há uns meses. freitas do amaral dá entrevistas esquisitas e aperta a mão a quem não deve. depois marca conferências de imprensa e desmarca logo a seguir. e mais?

9.5.06

sombra

henrique monteiro, director do expresso, dá hoje uma entrevista à briefing e diz o seguinte: "não há nada pior para um líder do que pensar que o vai ser a vida toda". o líder a que se refere é o expresso, que se fez líder com saraiva aos comandos e cuja decadência é notória após a passagem de testemunho. sinais de derrota antecipada.

inimputável

vítor constâncio.

8.5.06

koeman

o bode expiatório de vermelho foi encontrado. koeman segue para o psv e o benfica volta ao mercado de treinadores. jesualdo é pró vieira mas veiga há-de querer manter um estrangeiro ao comando. pelo menos um que não consiga entender vieira e vice versa. faltou koeman explicar os golos do paços de ferreira na última jornada. deram vontade de rir.

cds

até este fim-de-semana o cds/pp era um pequeno partido. a partir de agora são dois pequeníssimos partidos.

geopolítica

uma carta que pouco ou nada diz e que ainda nem chegou à mão do suposto destinatário, está a fazer baixar o preço do crude e o do brent.

7.5.06

luz e escuro


já aqui falei do orgulho, o sentir mais difícil de disfarçar. inquieta saber se entre a luz e a sombra, entre o sol e a núvem, saberemos sempre mostrar o orgulho que sentimos. fugirá ele com o vento ou com os excessos de luz? e o que fazer com o trovão? tão raro e intenso. para mim a conclusão está tirada: a luz e o escuro são tão fundamentais como o sol do dia e a penumbra da noite. há que saber ter o passo certo e a alma inteira, sempre!

constatações

os três treinadores despeddos por pinto da costa o ano passado tiveram um ano para esquecer. del neri foi de novo despedido, mas pelo palermo, fernandez ninguém lhe pegou e couceiro levou o belenenses para a segunda.

5.5.06

em silêncio

gossip

está a preparar-se a entrada para o governo de um chefe de gabinete importante e muito bem informado.

4.5.06

gossip

o ministro das finanças costuma ser o menos amado pelos seus pares de governo, mas no executivo de sócrates há um que o supera e de quem os colegas se andam a fartar. uma pista: costuma usar muito o telefone e controla quase ao minuto o que fazem os senhores ministros.

revolutie jacobus

o fenómeno futebolístico nacional assiste à passagem de mais um revolucionário (há quem já lhe chame visionário). um homem de causas fortes e ideias fixas, que tenta provar uma teoria específica há mais de duas décadas, mas que só conseguiu alcançar a confirmação do talento aos cinquenta, quando já deveria estar a pensar numa reforma de ouro.

no porto é assim que funciona: independentemente dos feitos, das tácticas… dos jogadores, a fórmula do sucesso é só uma. o caminho da vitória não é fácil de encontrar e, por vezes, é necessário passar por privações, fazer uma curta travessia no deserto para encontrar oásis de inovação que vão reinventando a expressão do triunfo.

mesmo para quem não esteja muito atento ao futebol, dá para perceber que porto tem sido sinónimo de sucesso. seja com artur jorge ou josé mourinho, robson ou adriaanse. o denominador comum é pinto da costa, que, apesar dos defeitos, soube aguçar o talento de técnicos que procuravam a afirmação total e que encontraram no porto o reconhecimento esquecido.

todos eles foram de alguma forma controversos, revolucionários e até mal amados. todos eles foram campeões e estarão para sempre associados às principais conquistas do clube. ainda não sabemos onde pode chegar o holandês, que não parou de nos surpreender, mas o seu jeito desconcertante já serviu para alterar a maneira como vemos o futebol.

há dois anos seria impossível pensar noutra via que não fosse a de mourinho. e o clube sofreu. durante uma temporada queimou del neri, victor fernandez e josé couceiro. ainda assim, o porto foi campeão do mundo. chegou um senhor chamado co e o fantasma de José desapareceu. a revolução adriaanse passa, também, por aí, não só pela implementação de esquemas tácticos esquisitos ou pela teimosia na utilização de certos jogadores. também por ter conseguido provar que o adágio popular é cada vez mais uma certeza: os homens passam e o clube fica.

como já se diz nas bancadas do dragão: no futebol português são onze para cada lado e no final é o porto que fica com os títulos.

filipe caetano

falar de porto

hoje vem cá o filipe caetano. um jornalista de quem aprendi a gostar pela serenidade e competência. pedi-lhe para falar aqui do fc porto. acedeu ao convite e orgulhou-me com isso. daqui a pouco cá estará a visão de um especialista na matéria. veremos o que diz de adriaanse e dos seus jogadores.

3.5.06

convidados

amanhã é dia de mais um convidado aqui no bode. ao longo dos dois primeiros meses e sempre às quintas-feiras aqui têm escrito amigos generosos sobre os mais diferentes temas. pode ver o que escreveram:

luís nunes
cláudia rosenbusch
nuno magalhães
judite frança
ivan dias
carlos lima
miguel marujo

prognósticos

o semanário "sol", com primeira edição agendada para 16 de setembro, vai bater a audiência do "expresso" de forma mais simples do que se pensa.

lei de quê?

o governo disse cobras e lagartos da lei de bases do desporto. tudo o que havia de mal no desporto derivava desta lei. mas um ano e três meses depois, pouco ou nada sobre a próxima lei que tudo salvará. sem sequer entrar na assembleia da república o calendário vai atirar a aprovação do texto, na melhor das hipóteses, para o final do ano.

2.5.06

causas

a grande discussão do momento na igreja católica: o uso do preservativo em circunstâncias ditas especiais. onde estão as grandes causas? para as mentes mais inquietas, apenas esta: será que a igreja católica acredita que o amor só pode ser vivido depois do casamento? então para quê casar ou como chegar lá?